O passeio à Ilha das Caieiras é uma experiência sensorial completa, repleta de atrativos: a beleza natural dos mangues, a moqueca, a casquinha de siri, a torta capixaba, e um cadinho de história. Famosa pela pesca, pela gastronomia e pela cultura das desfiadeiras de siri, a Ilha das Caieiras é um dos bairros mais antigos de Vitória. Aproveite a beira-mar para um passeio sem demoras, e experimente uma refeição deliciosa em um dos diversos restaurantes do local.
Como chegar: A Cooperativa das Desfiadeiras de Siri fica na Rua da Felicidade, nº 688, próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliana Rodrigues. O telefone para contato é (27) 3233-7595.
Para a moqueca capixaba ficar boa, ela tem que ser feita em panela de barro. As paneleiras de Goiabeiras têm uma associação com 116 associadas que fabricam sua própria panela de barro de forma totalmente artesanal. São mais de 4 séculos de tradição e uma das maiores expressões culturais da capital e do Estado. Venha conferir de perto todo o processo de fabricação e levar uma recordação da sua passagem pelo Espírito Santo: uma panela de barro.
Como chegar: A Associação das Paneleiras de Goiabeiras fica na Rua das Paneleiras, nº 55, em Goiabeiras. O telefone para contato é (27) 3327-0519.
O Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha. Está situado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude e localização privilegiada a 500 metros do mar, e ostenta no seu entorno um belo e imponente fragmento da mata atlântica. Sua construção teve início por volta de 1558 e foi tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943. Seu interior abriga séculos e séculos de história, de fé e esperança, de devoção e coragem e é sem dúvida considerado o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo.
Como chegar: O convento da Penha fica na Rua Vasco Coutinho, s/n, na Prainha, em Vila Velha. O telefone para contato é (27) 3329-0420.
Outras dicas pra aproveitar a estadia e conhecer melhor a região.
Sugestões de passeios bate-e-volta, já que a nossa "Vitorinha" se encontra a poucos quilômetros do mar ou da montanha
Quer se encantar ainda mais e desbravar as terras capixabas?
Outras informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Turismo: